quarta-feira, 6 de julho de 2011

como dar banho no seu gato

Resumo

Os gatos não gostam de água, mas as espécies de pêlo longo precisam de banho regularmente, então a tarefa é difícil. Siga estes conselhos para deixar a sua mascote limpa e perfumada sem problemas.


Passos


1

Escolha um lugar silencioso e fechado para manter o animal controlado e sem possibilidade de fuga. Além disso, evite correntes de ar e busque um ambiente de temperatura agradável para quente, já que os gatos são propensos a resfriados.

2

Separe a água e os elementos a serem utilizados antes de levar o gato para o banho.
A água deve estar morna e ficar na altura do quadril do animal. É muito importante que no fundo da banheira, bacia ou tina utilizada a superfície seja antideslizante (tapete de borracha, adesivos antideslizantes, etc.) para evitar que o animal escorregue.

3

Existem xampus específicos para raças, cores de pêlo, etc. Peça orientação ao veterinário e evite usar componentes inadequados para o seu animal.

4

Comece o banho pelo pescoço e depois passe para o rabo. Em seguida lave as patas e, se for preciso limpar a cabeça, use um pano úmido, porque é importante evitar que entre água na orelha ou no focinho. Utilize um pequeno recipiente para jogar água pelo corpo da mascote antes e depois de passar o xampu.

5

Use um chuveirinho suave para tirar o resto de xampu e eliminar completamente o produto, para evitar irritação na pele do gato.

6

Na tina já vazia seque-o com uma toalha, passando-a com suavidade para não fazer nó, principalmente se o pêlo for longo. Você também pode utilizar várias toalhas para envolver o animal e secá-lo por inteiro.

7

Depois, use um secador de cabelo, o mais silencioso possível, para não assustar o animal. Procure não deixar nenhuma área úmida antes de liberá-lo para que ele não pegue um resfriado. Se o gato tiver pêlo longo, este é o momento ideal para escová-lo.

Importante

  • Um gato de pêlo curto normalmente se mantém limpo pelos seus próprios meios, instintivamente. Se você vir que ele anda sujo, pode ser que esteja doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário